-

AHF: ganância da Gilead compromete proteção contra o HIV na América Latina

CIDADE DO MÉXICO--(BUSINESS WIRE)--A AIDS Healthcare Foundation (AHF) denuncia a Gilead Sciences por novamente excluir a América Latina e o Caribe (ALC) do acesso a um medicamento inovador, destinado à prevenção do HIV, denominado lenacapavir. O anúncio de hoje de um acordo de preços e aquisição entre a Gilead e o Fundo Global de Luta contra AIDS, Tuberculose e Malária exclui a maioria dos países da região, obrigando-os a negociar de forma individual e confidencial.

"Mais uma vez, a América Latina e o Caribe foram relegados às margens do progresso”, afirmou a Dra. Patricia Campos, diretora do escritório da AHF para a América Latina e o Caribe. “Embora reconheçamos os esforços voltados à ampliação do acesso em outras localidades, nossa região se encontra à mercê de sua própria sorte, enfrentando um aumento nas taxas de HIV, diminuição da assistência externa e agora o ônus adicional de negociações de preços obscuras com uma gigante farmacêutica de grande porte, que prioriza patentes em detrimento do bem-estar humano.”

O pacto estabelecido entre o Fundo Global e a Gilead simboliza um possível progresso para determinados países de renda baixa e média. A AHF reconhece e aprecia intensamente a contribuição do Fundo Global para a preservação de vidas, particularmente neste momento de instabilidade econômica e diminuição da assistência internacional. Contudo, as condições deste novo acordo destacam as contínuas desigualdades em relação ao acesso à inovação na área médica — desigualdades motivadas não pela ciência, mas pelo interesse empresarial.

Segundo a declaração oficial da Gilead, vários países latino-americanos com altos índices de HIV “não estão abrangidos por este acordo”. Esses países foram igualmente excluídos do acordo de licenciamento anterior da empresa para a produção genérica do lenacapavir, deixando-os à mercê das políticas de preços secretas e do domínio monopolista da gananciosa Gilead.

A AHF é veementemente contrária a acordos de preços ocultos e reitera seu apelo por transparência, equidade e responsabilidade pública no acesso mundial à prevenção do HIV.

Em solidariedade à Public Citizen e a mais de 100 organizações da sociedade civil em toda a região, a AHF pode que os governos da América Latina e do Caribe:

  • Reforçem as bases jurídicas para permitir o licenciamento obrigatório de fármacos essenciais;
  • Desafiem patentes perenes por meio de oposições de patentes;
  • Declarem medicamentos de PrEP de ação prolongada, como o lenacapavir, como medicamentos do interesse público, possibilitando a concorrência de genéricos a preços acessíveis.

Países como a Colômbia, que recentemente concedeu uma licença obrigatória para o antirretroviral dolutegravir, estão estabelecendo um precedente importante. Outros governos da região precisam seguir o exemplo urgentemente para superarem as barreiras farmacêuticas e ampliarem a prevenção.

“A ciência está pronta. As ferramentas estão disponíveis. O que falta é acesso justo - algo que os governos podem e devem implementar imediatamente”, afirmou Guillermina Alaniz, diretora de Advocacia e Políticas Globais da AHF, com sede na Argentina. “Juntamente com a Public Citizen e uma crescente rede de parceiros da sociedade civil, estamos iniciando um movimento em toda a América Latina para desafiar monopólios injustos e assegurar que a prevenção do HIV, que salva vidas, seja acessível a todos, independentemente de onde vivam.”

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) é uma organização mundial sem fins lucrativos que fornece medicamentos de ponta e defesa de direitos a mais de 2,3 milhões de pessoas em 48 países em toda a África, Américas, região Ásia-Pacífico e Europa. Atualmente, somos o maior provedor sem fins lucrativos de cuidados médicos para HIV/AIDS do mundo. Para saber mais sobre a AHF, acesse nosso site: www.aidshealth.org, encontre-nos no Facebook: www.facebook.com/aidshealth e siga-nos no Twitter: @aidshealthcare e Instagram: @aidshealthcare

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

CONTATOS DE MÍDIA:
Sergio Lagarde Moguel
Diretor de Marketing, Advocacia e Relações Públicas
Escritório da AHF América Latina e Caribe
ahflatamcaribe@aidshealth.org
+52 5519315156

Denys Nazarov
Diretor de Política Global e Comunicações
AIDS Healthcare Foundation (Estados Unidos)
denys.nazarov@aidshealth.org
+1 323.308.1829

AIDS Healthcare Foundation


Release Versions

Contacts

CONTATOS DE MÍDIA:
Sergio Lagarde Moguel
Diretor de Marketing, Advocacia e Relações Públicas
Escritório da AHF América Latina e Caribe
ahflatamcaribe@aidshealth.org
+52 5519315156

Denys Nazarov
Diretor de Política Global e Comunicações
AIDS Healthcare Foundation (Estados Unidos)
denys.nazarov@aidshealth.org
+1 323.308.1829

More News From AIDS Healthcare Foundation

Painel de discussão do webinar da AHF – Prevenção, preparação e resposta à pandemia após o acordo: o que vem a seguir?

MIAMI (EUA)--(BUSINESS WIRE)--A AIDS Healthcare Foundation (AHF), em colaboração com o Laboratório de Políticas de Saúde Pública da Universidade de Miami (EUA), coorganizará um webinar intitulado “Prevenção, preparação e resposta à pandemia após o acordo: o que vem a seguir?”, no dia 8 de julho, às 10h (horário da costa leste dos EUA), via Zoom. Inscreva-se aqui. Esse webinar explorará o futuro da governança global da pandemia após a adoção do Acordo sobre Pandemias da Organização Mundial da Sa...

Declaração de emergência da Mpox: CDC da África dá exemplo para a dengue da América Latina, diz AHF

CIDADE DO MÉXICO--(BUSINESS WIRE)--Em 13 de agosto, os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC) declararam o surto de varíola em curso como uma emergência de saúde pública de segurança continental, marcando a primeira vez que uma agência regional o fez independentemente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa declaração ocorreu no momento em que a República Democrática do Congo (RDC) enfrenta um aumento exponencial de casos de varíola, com mais de 17.000 casos confi...

AHF Apresenta Painel de Discussão "Crise de Saúde da Dengue na América Latina e no Caribe"

MIAMI, EUA--(BUSINESS WIRE)--A AIDS Healthcare Foundation (AHF), em cooperação com a Universidade Peruana Cayetano Heredia, o Instituto Nacional de Saúde Pública do México e o Laboratório de Políticas de Saúde Pública da Universidade de Miami, organizará um 'webinar' sobre a "Crise de Saúde da Dengue na América Latina e no Caribe". Terça-feira, 30 de julho, às 11h, EDT virtualmente via Zoom. Este evento irá reunir os principais profissionais e pesquisadores de saúde pública para discutir os des...
Back to Newsroom