-

Um estudo da The Economist, encarregado pela Kinaxis, revela que 71% das empresas multinacionais aceleraram a adoção de IA em meio a tarifas, inflação e incertezas

A turbulência geopolítica vem impulsionando a IA para o centro das atenções da agenda de inovação, mas muitas cadeias de fornecimento ainda não estão preparadas

OTTAWA, Ontario--(BUSINESS WIRE)--Conforme a grande aposta da cadeia de fornecimento em IA para a resiliência geopolítica, um novo estudo internacional da Economist Impact, encarregado pela Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), informa que, embora 71% das empresas tenham acelerado a implementação de IA em resposta a tarifas, inflação e volatilidade geopolítica, ainda há uma grande lacuna entre a ambição e a implementação de IA, segundo a Economist Impact.

Quase todas as empresas (97%) experimentam IA, mas apenas 20% conseguem tomar decisões em tempo real e somente 22% possuem uma estratégia de IA definida. Aquelas que possuem uma estratégia têm mais de três vezes mais chances de obter um retorno sobre o investimento (ROI) mensurável. Além disto, enquanto os líderes empresariais tendem a subestimar os novos riscos e complexidades que a IA pode introduzir, os funcionários tem mais foco nas realidades práticas referentes ao esforço, à gestão da mudança e aos desafios técnicos envolvidos em transformar a ambição da IA ​​em impacto no dia a dia.

“A disrupção deixou de ser cíclica e se tornou estrutural, com a IA se consolidando como o principal acelerador da adaptabilidade", afirmou Fab Brasca, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Mercado e Gestão de Produtos da Kinaxis. "Em um mundo de constante turbulência geopolítica e econômica, as empresas não podem se permitir experimentar isoladamente ou seguir modismos. Aquelas que orquestrarem a inteligência em toda a organização, transformando dados em decisões contínuas, irão converter a volatilidade em vantagem."

A adoção está em alta, mas a ação ainda é lenta

A adoção da IA ​​varia muito conforme o caso de uso, revelando onde as empresas concentram seus esforços iniciais e onde ainda há pontos cegos críticos.

  • 52% das organizações relatam integração completa para análises preditivas (o principal caso de uso).
  • Menos de 15% das empresas utilizam IA para monitoramento de fornecedores, detecção de anomalias ou rastreamento geopolítico, justamente os riscos que impulsionam sua adoção neste momento.

Ao mesmo tempo, a pressão econômica amplifica a urgência de atuar, uma vez que as empresas enfrentam custos crescentes e instabilidade no fornecimento.

  • 79% das empresas já repassaram os custos mais altos aos consumidores
  • Mais de três quartos relatam piora na disponibilidade de componentes essenciais

Dentro das organizações, vem surgindo uma lacuna de confiança entre o otimismo da liderança e a execução no dia a dia.

  • Dois terços dos executivos de alto escalão esperam que a IA traga retorno em 12 meses
  • Menos de 50% dos líderes jovens compartilham esta opinião

Os contrastes regionais são claros

  • Executivos na região Ásia-Pacífico (81%) e na Europa (78%) relatam uma aceleração mais rápida da IA ​​do que aqueles na América do Norte (57%)
  • Executivos na Europa (38%) e na região Ásia-Pacífico (31%) relatam um maior dinamismo nos investimentos em IA do que aqueles na América do Norte (22%), refletindo diferenças nos ambientes regulatórios e na tolerância ao risco
  • Mesmo nas regiões de mudanças mais rápidas, a adoção ainda se mantém baixa: apenas 11% usam IA para modelagem de cenários e somente 3% para rastreamento geopolítico

O ponto cego - preparação e governança

Menos de um em cada quatro líderes empresariais espera que os riscos referentes à IA aumentem nos próximos três anos, revelando uma grande discrepância entre confiança e capacidade. Embora as empresas estejam implementando IA com rapidez para administrar choques geopolíticos e econômicos, a maioria não aborda os desafios subjacentes da prontidão de dados, governança e responsabilidade, que irão determinar se estes investimentos irão valer a pena.

"Os dados revelam o quanto a ambição superou a prontidão", disse Oliver Sawbridge, Gerente Sênior de Comércio e Geopolítica da The Economist. "As empresas se apressam em implantar a IA, a fim de gerenciar choques geopolíticos e econômicos, mas a maioria não possui os dados, os sistemas e as estratégias necessárias para fazê-la funcionar em tempo real. Isto nos lembra que a resiliência depende tanto da preparação como da inovação."

Esta crescente desconexão ressalta um tema essencial em todo o estudo: à medida que a IA passa da experimentação à execução, a capacidade de governá-la e escalá-la de modo responsável irá definir quem irá transformar a adoção em vantagem competitiva.

A visão da Kinaxis: da automação à adaptação na nova era agêntica

Menos de uma em cada dez organizações começou a explorar a IA agêntica. É aí que a Kinaxis vislumbra a próxima fronteira: usar a IA como base para a adaptabilidade, onde agentes e seres humanos orquestram juntos, de modo contínuo, seguro e contextualizado. Impulsionada por mecanismos de concorrência e governança, cada recomendação é explicável, cada ação auditável e cada decisão alinhada aos resultados de negócios.

As descobertas da grande aposta da cadeia de fornecimento em IA para a resiliência geopolítica reforçam esta visão. A verdadeira resiliência não é a automação por uma questão de eficiência, mas sim a adaptação inteligente. É a diferença entre a IA que reage à disrupção e a IA que ajuda as organizações a se manterem à frente dela: um futuro construído sobre a orquestração proativa, onde o planejamento e a execução caminham juntos para transformar a volatilidade em previsão e a adaptabilidade em crescimento.

Saiba mais

Baixe e leia o relatório completo aqui: www.kinaxis.com/en/economist-ai

Inscreva-se para o webinar ao vivo com a Kinaxis e a Economist Impact em 20 de novembro, às 11h (horário do leste dos EUA).

Sobre o estudo

O relatório está baseado em uma pesquisa com mais de 800 líderes empresariais seniores na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. A Economist Impact conduziu a pesquisa de modo independente, com patrocínio da Kinaxis.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, ao impulsionar cadeias de fornecimento complexas a nível mundial e apoiar pessoas que gerenciam as mesmas. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento baseada em IA, Maestro, combina tecnologias e técnicas proprietárias que proporcionam total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento, desde o planejamento estratégico plurianual até a entrega final. Marcas internacionais renomadas confiam em nós para oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na disrupção atuais. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Fonte: Kinaxis Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Relações com a mídia
Matt Tatham | Kinaxis
mtatham@kinaxis.com
+1 917-446-7227

Relações com investidores
Rick Wadsworth | Kinaxis
rwadsworth@kinaxis.com
+1 613-907-7613

Kinaxis Inc.

TSX:KXS


Contacts

Relações com a mídia
Matt Tatham | Kinaxis
mtatham@kinaxis.com
+1 917-446-7227

Relações com investidores
Rick Wadsworth | Kinaxis
rwadsworth@kinaxis.com
+1 613-907-7613

More News From Kinaxis Inc.

Kinaxis anuncia oferta pública de aquisição de ações no curso normal dos negócios

OTTAWA, Ontario--(BUSINESS WIRE)--Kinaxis® Inc. ("Kinaxis" ou a Empresa") (TSX: KXS) sente o prazer de anunciar que a Bolsa de Valores de Toronto (a "TSX") aceitou um aviso (o "Aviso") apresentado pela Empresa de sua intenção de fazer uma oferta pública de aquisição de ações no curso normal dos negócios (a "NCIB"). Em relação à NCIB, a Empresa aderiu a um Plano Automático de Compra de Ações (um "ASPP") com seu corretor designado para permitir a compra de suas ações ordinárias (as "Ações"). O Av...

Kinaxis acelera Era Agentic para a orquestração da cadeia de suprimentos com o lançamento dos Maestro Agents

OTTAWA, Ontário--(BUSINESS WIRE)--A Kinaxis® Inc. (TSX: KXS), líder global em orquestração de cadeias de suprimentos, anunciou hoje os Maestro Agents, definindo o próximo passo na inteligência de decisão habilitada por IA para cadeias de suprimentos. Atualmente disponíveis para os clientes da Kinaxis e integrados de forma nativa ao Kinaxis Maestro®, esses colaboradores digitais com reconhecimento de contexto e tecnologia de IA auxiliam os planejadores a transitar mais rapidamente de um problema...

Kinaxis Inc. será sede da teleconferência sobre resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025 em 6 de novembro de 2025

OTTAWA, Ontário--(BUSINESS WIRE)--Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), líder mundial em orquestração de cadeias de fornecimento de ponta a ponta, anunciou hoje que agendou sua teleconferência para discutir os resultados financeiros do terceiro trimestre concluído em 30 de setembro de 2025. A teleconferência será conduzida na quinta-feira, 6 de novembro, às 8h30, horário do leste, por Bob Courteau, Diretor Executivo Interino e Presidente do Conselho, e Blaine Fitzgerald, Diretor Financeiro, seguida de um pe...
Back to Newsroom