-

Acesso digital alcança quatro em cada cinco pessoas em todo o mundo, revela o relatório DEN 2025 da DCO

DOHA, Catar--(BUSINESS WIRE)--A Organização de Cooperação Digital (DCO), organização internacional dedicada a promover economias digitais inclusivas e sustentáveis, lançou hoje o Navegador da Economia Digital (DEN) 2025 na Segunda Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social (WSSD2), em Doha.

A segunda edição do Navegador oferece a análise mais abrangente até o momento sobre a maturidade da economia digital mundial. Abrangendo 80 países que representam 94% do PIB internacional e 85% da população mundial, o relatório utiliza 145 indicadores e uma pesquisa com mais de 41.000 pessoas para avaliar infraestrutura digital, inovação, governança, capacidade empresarial e inclusão.

A Secretária-Geral da DCO, Deemah AlYahya, afirmou que a DEN 2025 ressaltou tanto o progresso mundial como o trabalho que ainda temos pela frente: "A DCO prevê um futuro em que todas as nações possam participar de modo significativo na economia digital, não apenas como consumidoras de serviços digitais, mas também como criadoras e inovadoras."

Os resultados mostram que a digitalização cria oportunidades de crescimento em todos os níveis de renda. O acesso à internet agora alcança mais de quatro em cada cinco pessoas nos países analisados, e as nações com rendas média e baixa registraram as maiores melhorias gerais. O relatório estima que conectar comunidades carentes poderia permitir que mais 1,3 bilhão de pessoas acessassem serviços bancários online e serviços digitais, liberando um significativo potencial social e econômico.

A IA vem progredindo com rapidez, mas de modo desigual, com as economias avançadas consolidando sua liderança, enquanto regiões como o Sul da Ásia e a África Subsaariana demonstram forte potencial para avanços rápidos. A participação de gênero continua melhorando, com a igualdade de gênero mundial na participação digital chegando a uma média de 70,8%. Ainda assim, mais investimentos em habilidades e educação digital, sobretudo para mulheres, poderiam ajudar a reduzir as lacunas restantes, já que atualmente apenas 3,1% das mulheres graduadas ingressam em áreas de TIC.

Um novo pilar, "Digital para a Sustentabilidade", destaca como as economias emergentes podem superar seus pares de renda mais alta, ao deixar para trás sistemas legados que consomem muitos recursos e adotar diretamente tecnologias renováveis. Embora a América do Norte esteja avançada, o Sul da Ásia, a Europa e a Ásia Central, e a América Latina e o Caribe estão em transição, demonstrando potencial para progresso futuro e convergência nesta área.

A DCO incentiva os formuladores de políticas, o setor privado, as organizações internacionais e a comunidade internacional de pesquisa a utilizarem a DEN 2025 como um recurso para a tomada de decisões e a cooperação baseadas em evidências. Ao compartilhar dados, desenvolver habilidades digitais e fortalecer a confiança nos sistemas online, os países podem garantir que os benefícios da transformação digital sejam amplamente compartilhados. Leia o relatório completo em https://den.dco.org.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Ahmed Bayouni
Media@dco.org

Digital Cooperation Organization



Contacts

Ahmed Bayouni
Media@dco.org

More News From Digital Cooperation Organization

Estados-Membros da DCO destacam compromisso com a cooperação digital em declaração conjunta na 80ª Assembleia Geral da ONU

NOVA YORK--(BUSINESS WIRE)--Os Estados-Membros da Organização para a Cooperação Digital (OCD) se reuniram para seu primeiro Diálogo de Alto Nível para a Cooperação Digital no marco da 80a Assembleia Geral das Nações Unidas e adotaram uma declaração conjunta pedindo cooperação mundial urgente para garantir que a transformação digital se torne um mecanismo de resiliência, prosperidade e paz. Com base no impulso do Pacto Digital Mundial da ONU, adotado em 2024, e da Agenda de 4 anos da DCO para Re...

DCO e Estados-Membros se unem através do WE-Elevate para promover empresas lideradas por mulheres na economia digital

NOVA YORK--(BUSINESS WIRE)--A Organização de Cooperação Digital (DCO), a primeira organização intergovernamental internacional independente do mundo dedicada a acelerar economias digitais inclusivas e sustentáveis, anunciou a expansão de seu programa WE-Elevate a todos os Estados-Membros, paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA80), em Nova York. Desenvolvido pela DCO para apoiar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) lideradas por mulheres, o WE-Elevate é um programa transfo...

Digital Prosperity premia os ganhadores anunciados na 4a Assembleia Geral da Organização de Cooperação Digital

AMÃ, Jordânia--(BUSINESS WIRE)--A Organização de Cooperação Digital (DCO), a primeira organização intergovernamental internacional independente do mundo com foco na aceleração do crescimento de uma economia digital inclusiva e sustentável, revelou os ganhadores do prêmio Digital Prosperity Awards em uma cerimônia realizada no jantar de gala da sua 4a Assembleia Geral, oferecido pelo Reino Hachemita da Jordânia, no Mar Morto. Com a presença de delegações de alto nível dos 16 estados-membros do D...
Back to Newsroom